ENTRE ESPERANÇA E EDIFICAÇÃO

ENTRE ESPERANÇA E EDIFICAÇÃO
Durante o ano que finda, dedicamo-nos a examinar os mais diversos assuntos relacionados ao nosso tema gerador: a ESPERANÇA. Pensamos sobre os fundamentos da Esperança que há em nós, nas formas em que o nosso Deus a alimenta cotidianamente e também na necessidade de nos retroalimentarmos enquanto corpo de Cristo. Certamente são inúmeros os desafios que trazemos no peito e é pulsante o nosso desejo de sermos presença esperançosa num mundo de tanto desalento. Entretanto os nossos desafios enquanto Igreja de Cristo não findam por aí. O tema proposto para a nossa reflexão durante o ano que se inicia traz consigo o desafio da EDIFICAÇÃO. Este termo traz para nós, pelo menos, duas vertentes do edificar (poderíamos ainda utilizar os sinônimos: erguer, levantar, construir).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Palavra na vida.

João 3: 1-8

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

“Renascer": adquirir nova vida, vigor ou atividade; renovar-se; remoçar, reviver. (Dic Michaelis-UOL

Hoje a Palavra nos fala sobre RENASCIMENTO!

De tempo em tempo, nós nos olhamos no espelho e sentimos intenso desejo de renovar o “visual”. Enjoamos do cabelo. Se está longo, queremos cortar; se está curto, torcemos para crescer logo e, como não é possível “inventar”muita coisa com ele curto, então colocamos uma franja ou repicamos as pontas ou as laterais... criamos opções para renovar o rosto, coisas que as mulheres entendem mais que os homens. Mas fique tranquilo, amado, pois a Palavra de hoje não é só para as mulheres.

Homens também gostam de mudar. Querem perder a barriga, adquirir roupas novas, mudar o corte do cabelo, malhar para definir os músculos... os cabeludos raspam a cabeça e os carecas fazem implante capilar. Enfim, mudar não faz parte apenas da mente feminina. Os homens também gostam de renovar, de vez em quando.

É muito raro encontrar pessoas resistentes para mudanças físicas, haja vista uma variedade de programas de TV que estão muito em moda, atualmente, os quais trabalham em cima de mudanças radicais na aparência das pessoas, como por ex., “Esquadrão da Moda”, “10 anos mais Jovem”, “Mude meu Look”. Há filas de espera entre os inscritos para participar. Os premiados, além de se submeterem a uma transformação na sua imagem (dentes, cabelos, pele, postura, etc...), também são contemplados com novas roupas, sapatos, bolsas, enfim, voltam para seu dia dia totalmente renovados na aparência física, o que, de certa forma, colabora com sua auto-estima, certo?

Para que essas pessoas possam viver um tempo novo em suas vidas, é preciso que elas dêem um passo em direção aqueles que estão aptos para ajudá-las. É preciso que elas tenham vontade de mudar e que possuam alguma ousadia, isto é, coragem para enfrentar o desafio de estarem frente à frente com seus defeitos, frente à frente com outras pessoas que irão analisá-las, criticá-las, desestruturá-las em seus velhos hábitos para que o novo possa entrar e realizar toda a mudança necessária. E, como se trata do visual, elas enfrentam e submetem-se às técnicas de rejuvenecimento e estilo, obtendo um resultado excelente!

Incrivel e paradoxalmente a isso, quando se trata de rever, de avaliar e renovar a vida espiritual, as pessoas se fecham, se blindam, levantam todo o tipo de resistência para receber o novo de Deus! Negam a si mesmas a oportunidade de rever seus conceitos, suas tradições, seu comportamento, suas crenças, deixando, assim, de experimentar o novo do Senhor! Não sabem que Deus é um Deus que faz novas todas as coisas, que Ele é um Deus que traz novidade de vida! Então, preferem permanecer numa fé “rançosa”, inoperante, numa fé “morta” que não traz à ela, criatura do Senhor, nenhum crescimento pessoal, ao contrário, mantém a pessoa presa em suas deformações, limitações, derrotas, conformismo, impedida de ser abençoada, revigorada, revitalizada.

Às vezes, encontro pessoas que conheci anos atrás, e constato, com tristeza, que elas continuam do mesmo jeito que há séculos atrás. O pior, há aquelas que se vangloriam de ser como são e, se são explosivas, impulsivas, “desbocadas”, ainda declaram isso como se fosse virtude..."Sou assim mesmo, vou ser assim até morrer...” Em nome de Jesus!!!

Um comentário:

  1. Meu Mano Washington. Graça e Paz. Que bom que vc gostou do nosso trabalho. Também aprecio o seu blog. Fique À vontade se desejar reproduzir alguns dos meus textos na sua página. Tudo para a glória de DEUS e pra que o evangelho alcance muitos pela internet. Já sou seu seguidor, aproveite e torne-se meu seguidor no http://nocaminhodagraca.blogspot.com/
    Um abração!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e que a paz do Senhor esteja contigo.